• redação

Como fazer um "checkup" da sua contabilidade

Sabemos que a dificuldade em gerenciar uma empresa pode levar a erros fiscais que, muitas vezes, demoram a serem percebidos.

Quando o assunto é Gestão Financeira, os atalhos só o fazem pegar o caminho mais longo. Práticas informais de contabilidade, falta de controle do caixa ou de cuidado com o inventário podem ser um grande gargalo de crescimento para as empresas, já que dificultam a busca por investimentos ou empréstimos bancários.

Por isso, é importante dedicar um tempo para revisar as finanças e "aparar as pontas" quando necessário.


Confira o passo a passo para analisar e corrigir as finanças do seu negócio:


1 - Inventário físico

Essa contagem seja feita desde o início, quando a empresa ainda é pequena. Suba no sistema e revise regularmente esse número, para que não se torne um gargalo no momento da auditoria.


2 - Manutenção e conciliação dos saldos contábeis

O processo de conciliação consiste na análise do saldos das contas contábeis, e sua respectiva movimentação, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, realizando ajustes necessários na escrituração contábil.


3 - Adoção dos princípios contábeis de Entidade e Competência

Essa é a orientação número um que todo empreendedor já deve ter escutado sobre gestão financeira: separar as finanças pessoais das finanças da empresa, princípio contábil conhecido como Entidade. Segundo o Princípio da Entidade, o patrimônio da empresa (entidade) não se confunde com os dos seus sócios ou proprietários.


4 - Implementar controle individual dos ativos da empresa

Você tem guardado as Notas Fiscais dos ativos fixos da sua empresa? É comum que o empreendedor não registre ou guarde as Notas Fiscais dos ativos adquiridos, como móveis, equipamentos, edifícios ou qualquer mobilizado que pertença ao negócio. Para fins de auditoria, é necessário ter por perto tais documentações.


5 - Planejamento tributário

Fazer o enquadramento correto, mensurar riscos tributários e previdenciários, preencher as obrigações acessórias é crucial para manter a contabilidade do seu negócio em dia.


6 - Revisão de orçamentos

Você controla o orçamento anual? O ideal,é desenhar uma versão no início do ano e revisar com periodicidade (a cada três meses) para ajustar as premissas utilizadas. Essa análise do que foi orçado e realizado permite ajustar o que está previsto para o resto do ano, para que, ao final, o resultado não seja muito diferente do esperado.


7 - Reunião departamental para alinhamento com o objetivo/estratégia da empresa

A visão semanal dos números aproxima as diferentes áreas da realidade da Contabilidade. Em alguns casos, transações financeiras relevantes como permutas, leasing entre outras chegam ao conhecimento do time contábil com certo atraso, impedindo uma contribuição mais efetiva nas decisões.


0 visualização

Contate-nos

Endereço: Av. Visconde de Indaiatuba, 371

Vila Vitória 01 - Indaiatuba/SP

CEP: 13.338-010

Telefones:  (19) 3875-0898 - (19) 3834-4912

WhatsApp: (19) 9.7409-4112

Email: comercial@apoioindaiatuba.com.br

Siga-nos

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook
  • Instagram

©ApoioCont. All Rights Reserved.

Powered By @RTMD