Planejamento financeiro para micro empresa
O planejamento financeiro de micro empresa costuma ser negligenciado. Isso porque a falta de tempo faz com que boa parte delas, mesmo que considerem como algo extremamente útil e necessário, acabam deixando para depois.
O pequeno empreendedor abre mão de colocar suas finanças no papel e dedica seu tempo apenas às tarefas operacionais diárias. E esse é um erro que pode ser fatal para a empresa.
A verdade é que quanto menor o capital social de uma empresa — isto é, seu investimento inicial — mais arriscado é o seu percurso e, com isso, mais necessário se torna o planejamento financeiro.
Além disso, o planejamento financeiro é fundamental para crescer e prosperar, independentemente do porte da empresa.
No artigo desta semana, queremos bater um papo com você justamente sobre isso: planejamento financeiro.
Você sabe quais são os erros que os micro empreendedores mais cometem nessa fase do negócio? E quais são os passos para fazer seu planejamento?
Você vai aprender agora. Confira!
Erros mais comuns no planejamento financeiro de pequenas empresas
O erro mais cometido por micro empreendedores na fase do planejamento do negócio, é negligenciar o capital de giro. Muitos empreendedores falham na hora de calcular seu capital de giro, que é a reserva de emergência que garante a estabilidade da empresa. Esse montante é essencial para cobrir as despesas da organização em momentos de crise e imprevistos, evitando que seu negócio fique no vermelho.
Já o segundo erro mais cometido pelo microempresário é misturar as finanças pessoais das profissionais, principalmente quando falamos de prestadores de serviços. O resultado disso é a falta de controle sobre a situação financeira da empresa, comprometimento dos registros e esgotamento de recursos.
Outro erro comum, que é mais operacional, é não acompanhar as métricas de crescimento da empresa. Quando não há metas e métricas bem definidas não é possível tomar decisões coerentes para o crescimento do seu negócio.
Passo a passo para criar o planejamento financeiro do seu negócio
Passo 1 - Analise a situação atual da empresa
Um relatório completo do que você tem nesse momento é o primeiro passo antes de começar a planejar. Calcular o patrimônio líquido do negócio, outros ativos como equipamentos, máquinas e estoque, também deve ser considerado. Quais são os custos fixos e parciais do negócio, folha de pagamento e tudo mais. Colocar tudo na ponta do lápis é essencial para criar um plano de ação.
Passo 2 - Digitalize a gestão do negócio
Por meio de softwares de gestão e CRM, você deve ter de forma visual, e automatizada, tudo o que acontece na empresa. Dessa maneira, você não perderá mais o controle dos custos e das receitas, assim como das oportunidades de crescimento e falhas em processos.
Passo 3 - Defina capital de giro e reserva de emergência
Com tudo em mãos, agora sim, é possível definir seu capital de giro e também uma reserva para imprevistos. Somente depois disso feito, você deve fazer novos movimentos financeiros para alcançar metas e objetivos de crescimento.
Passo 4 - Defina metas e objetivos
Uma vez que algum plano de emergência para os percalços mais comuns esteja traçado, é hora de passar para a parte do planejamento propriamente dito. Ele pode ser feito anualmente, semestralmente ou até de três em três meses.
Defina objetivos de crescimento e metas de receita, considerando seu pessoal, estoque, ferramentas e tudo mais.
Passo 5 - Monte um orçamento
Cada meta e objetivo de crescimento deve conter seu orçamento, ou seja, um plano de gastos e investimentos que tornarão esse crescimento possível. Esse orçamento não pode contar com o capital de giro. Se você não possui um capital de investimento para dar o ponta pé inicial, pode juntamente ao plano financeiro construir um plano de marketing, para aumentar as vendas, os lucros, e assim criar sua reserva para investimento interno.
Quer ajuda para criar o planejamento financeiro do seu negócio?
Entre em contato com a gente e peça um orçamento sem compromisso clicando aqui