• redação

Restrições e recessão | Como seu escritório de contabilidade pode te ajudar nesse período?

A pandemia do Covid-19 já mudou o funcionamento de praticamente todos os setores. A crise de saúde público impõe regras e mudanças de comportamentos das empresas e das pessoas, gerando novas necessidades para a sobrevivência de todos. Diante desse cenário, o papel do escritório de contabilidade é crucial. Entenda por que e como seu contador pode te ajudar durante esse período no artigo desta semana.


Cenário


As restrições são claras: todos precisamos respeitar o distanciamento social de 1 metro e meio a 2 metros entre cada pessoa, resultando na limitação de pessoas no local (seja para trabalhar, produzir, comprar), afetando diretamente o desempenho das empresas. Por outro lado, a recessão diminui o poder de compra do consumidor, também afetando a economia.

Em tempos de isolamento social, trabalhadores em home office e o comércio fechado ou restrito, muitos empreendedores têm dificuldade de manter seu negócio vivo.

As incertezas levam a demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas e outras medidas que prejudicam os dois lados da moeda.

A preocupação está, principalmente, em manter empregos e segurança de maneira simultânea. Para isso, todos os setores se movimentam para fazer sua parte e ajudar a sociedade a se adequar (e sobreviver).


O papel do escritório de contabilidade


De fato, a crise do novo Coronavírus expõe a nossa economia a traumas de longo prazo. No entanto, o profissional de contabilidade tem formação e capacidade de minimizar os impactos negativos que muitas empresas sofrerão.

A contabilidade é a ciência que estuda os fatos contábeis de uma empresa. Logo, ela gera informações valiosas para a gestão e administração de um negócio. Afinal, as questões financeiras, tributárias e fiscais ditam a saúde da organização. Dessa forma, durante uma crise, o contador pode agir principal apoio para zelar pelo equilíbrio econômico de pequenas, médias e grandes empresas, e ainda o poder de compra dos profissionais liberais e independentes que fazem parte da maior fatia consumidora do país.



Medidas governamentais


O governo vem apresentando medidas específicas para ajudar pequenas empresas, como as propostas em relação a salários, demissões, férias, entre tantas outras (você pode saber mais conferindo o artigo da semana passada aqui do blog).

O escritório contábil tem o papel de apresentar essas e outras medidas aos seus clientes e garantir que adotem as melhores condutas para manter a sustentabilidade dos negócios durante a pandemia do coronavírus.

Ou seja, é preciso considerar todo o histórico da empresa, planejamentos, previsões e analisar as métricas para tomar as melhores decisões e, assim, não prejudicar a empresa a longo prazo. Para isso, um profissional capaz de fazer essa análise é essencial para toda empresa.

Além disso, por se tratar de medidas provisórias, deve-se ter muito cuidado em cumprir todas as regras e não “cair” em nenhuma ilegalidade provocada pela pressa e falta de atenção.


O contador-consultor


Com a economia mundial praticamente parada, muitos donos de empresas podem ficar ansiosos e acabar agindo por impulso. De fato, a crise é histórica e ainda não se sabe até quando vai durar. É justamente nesse momento que o contador precisa agir

Diante disso, o profissional da contabilidade tem a responsabilidade de apresentar alguns cenários futuros pode aliviar a ansiedade do empreendedor e ajudá-lo a se planejar e entender melhor o que pode acontecer. Ou seja, além de executar o trabalho de contabilidade da empresa em si, o contador pode ser consultor de seus clientes e auxiliá-los nos processos de adaptações.



Conclusão


Se você possui um setor interno de contabilidade e não conta com um time amplo de especialistas para te auxiliar nesse período, investir em consultoria contábil é o melhor investimento que sua empresa pode fazer.

A maior vantagem de se contar com uma consultoria contábil é a implementação de melhorias que agregam valor ao produto, além de vantagens, como a redução de gastos com impostos e uma eficiência maior na administração financeira, o que ajuda no desenvolvimento da empresa (ou sobrevivência, que é o principal foco diante da pandemia que está afetando todo o mundo).

Nós, da ApoioCont, também oferecemos o serviço de assessoria/consultoria contábil.

No processo, interpretamos custos fixos e variáveis, elaboramos relatórios de análises econômicas, executamos todas as obrigações contábeis e auxiliamos na melhora e manutenção da saúde financeira da sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe clicando aqui!

0 visualização

Contate-nos

Endereço: Av. Visconde de Indaiatuba, 371

Vila Vitória 01 - Indaiatuba/SP

CEP: 13.338-010

Telefones:  (19) 3875-0898 - (19) 3834-4912

WhatsApp: (19) 9.7409-4112

Siga-nos

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook
  • Instagram

©ApoioCont. All Rights Reserved.

Powered By @RTMD